CARREGANDO

Pesquisar

DICAS DE COMO SABER SE O PUDIM ESTÁ PRONTO

Dicas Post

DICAS DE COMO SABER SE O PUDIM ESTÁ PRONTO

Compartilhar

Nós amamos pudim! Tem pudim de leite, pudim de claras, pudim de pão. Mas a preferência nacional é o brasileiríssimo pudim de leite condensado. Alguns amantes de pudim preferem a textura lisinha, outros preferem quando tem furinhos. Não existe regra, vai do gosto do freguês. Só não pode perder o ponto, tirar do forno antes da hora ou deixar a calda amargar, não é?

Vamos dar agora algumas dicas de como fazer para o seu pudim sair do jeito que você e sua família gostam: uma delícia!

A primeira dica é sobre os polêmicos furinhos. Há quem goste do pudim bem lisinho e há quem prefira a massa aerada. Para deixar seu pudim com a textura lisa, use um batedor manual para misturar os ingredientes e asse lentamente, em baixa temperatura (mais ou menos 180ºC). Para um pudim furadinho, bata a massa no liquidificador e aumente a temperatura do forno. Isso porque as bolinhas são resultado da coagulação da clara do ovo, que acontece a 85ºC. Então, quanto mais alta a temperatura, mais rápido o pudim será assado e mais furinhos ele vai ter.

pudim de leite condensado

Não podemos esquecer também que o pudim deve ir ao forno em banho maria. Essa dica é essencial para que o calor seja melhor distribuído, fazendo a massa cozinhar por igual, impedindo rachaduras no doce.

Agora chegou o momento que muita gente tem dúvida: como saber se o pudim está pronto?

Pudim de leite condensado

Para não deixar o pudim passar do ponto, a dica é usar a conhecida técnica do garfo ou palitinho de madeira. Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho.

Outra forma de descobrir o ponto do pudim é sacudir a forma delicadamente. Se o creme formar ondas na superfície que se movam para frente e para trás, significa que o pudim está durinho e o ponto está bom. Mas se o creme formar anéis, como um líquido, é porque ainda não está pronto.

A forma deve sair do forno e do banho maria assim que o pudim chegar no ponto certo, para interromper o cozimento e o ponto não passar!

Bom apetite!

Tags:

Você pode gostar também

1 Comments

  1. Mirtis 5 de maio de 2020

    Amei a dica , me ajudou bastante! beijos obg.

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *