CARREGANDO

Pesquisar

Pasta americana, massa de pastilhagem, massa para flores e massa elástica, qual escolher?

Post

Pasta americana, massa de pastilhagem, massa para flores e massa elástica, qual escolher?

Compartilhar

A confeitaria é uma das atividades mais deliciosas que a culinária pode oferecer. Mas, para dominar essa arte, os amantes dos doces precisam desvendar alguns segredos (e treinar com empenho!).

Uma dica importante para quem quer aprender a decorar bolos e cupcakes é sobre a hora certa de usar a pasta americana, a massa elástica ou a massa de pastilhagem. A dúvida surge porque elas são bem parecidas, mas saber o melhor momento para aplicar cada uma faz toda a diferença!

shutterstock_125428421

A pasta americana traz bons resultados quando utilizada para cobrir os bolos, dando um acabamento liso e uniforme. Ela também pode ser usada para modelagem, mas somente quando não se busca um trabalho de modelagem muito detalhado, já que ela não fica suficientemente fina sem quebrar e pode ficar úmida, provocando a deformação do trabalho. O mais recomendado é usá-la para a cobertura do bolo todo, ou do cupcake e usar a massa elástica ou a massa de pastilhagem para as modelagens. A pasta americana pode ser tingida com corantes e saborizada.

shutterstock_167576021

A massa elástica é perfeita para modelagem, ideal para construir miniaturas humanas, laços, drapeados e as tão adoradas florzinhas. Isto porque é possível abri-la bem fina e, depois de trabalhada, ela fica seca e firme.

 shutterstock_158702840

Quando o objetivo é criar flores, há também a opção de se comprar a massa pronta desenvolvida especialmente para esse tipo de trabalho. A massa para flores tem o diferencial de ser altamente resistente à umidade e a variações de temperatura ambiental. Segura bem a coloração, de forma que as florzinhas podem ser confeccionadas com bastante antecedência, desde que protegidas da luz.

FondantFlowers

A massa de pastilhagem é muito parecida com a pasta americana, porém é mais seca e mais firme. Ao contrário da pasta americana, ela não deve ser usada para a cobertura dos bolos e cupcakes, porque ela atinge uma consistência bem dura, o que a torna desagradável ao paladar e dificulta o corte do bolo. É ideal para a modelagem de figuras maiores. Pode-se fazer castelos, árvores, casinhas, tudo que a imaginação permitir!

BOLO PASSARINHO

Se você quiser aprender a produzir e aplicar a pasta americana, se inscreva em nossos CURSOS.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *