CONFEITARIA

O que é confeitaria?

A confeitaria é uma atividade gastronômica que existe há alguns anos. A maioria das sobremesas conhecidas hoje em dia são evoluções modernas de receitas antigas e muito comuns em diferentes regiões do mundo. Contudo, a história da confeitaria ou doceria no caso se deve muito aos franceses, que ao longo do tempo foram aperfeiçoando e modernizando os paladares mais refinados e a cada dia mais exigentes. Os franceses são considerados os reis dos doces devido à suavidade e perfeição de suas receitas. 
A confeitaria é uma especialidade da culinária que abrange os alimentos doces. Podemos encontrar doces a base dos diferentes tipos de massas, cremes e frutas.
Para preparar essas delícias, alguns ingredientes são considerados indispensáveis como a farinha, açúcar, ovos e gorduras.

Quando surgiu a confeitaria?

Não há fontes concretas do surgimento da confeitaria. Segundo historiadores, o primeiro doce surgiu de um pão primitivo que com o passar dos anos foi acrescido mel, frutas secas e temperos aromáticos. Muitos dizem que surgiu através da culinária romana, onde se preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite os quais resultando resultaram em gostosas iguarias.
Entretanto, foram nos mosteiros e conventos que muitos doces passaram a ser produzidos a base de mel, dando origem ao primeiro pão de mel da história e, posteriormente, a outras guloseimas como o chocolate. 
As artes da pátisserie passaram por uma evolução mais extrema a partir do século XVI em diante, estabelecendo as bases prevalentes até hoje. A confeitaria portuguesa se tornou referência mundial em confeitaria e os conventos foram os responsáveis pela difusão das receitas, eram os conventos e os mosteiros que tinham maior produção de doces.

Quando surgiu a confeitaria no Brasil?

No Brasil, a confeitaria tem início após a Segunda Guerra Mundial, grandes confeiteiros vindos da França, Alemanha e Itália, trouxeram as técnicas de massa folhadas, chantillys, fondants entre outros. 
Como naquela ainda não havia docerias especializadas, os confeiteiros foram trabalhar em padarias, daí surgiram os doces tradicionais que conhecemos hoje: musses, tortinhas de morango, bombas e docinhos populares. 
Os primeiros doces genialmente brasileiros são pé de moleque, paçoca, rapadura, cocada, os quindins de Iaiá, além dos bolos de mandioca.

Confeitaria onde comprar material

Para realizar trabalhos na área de confeitaria é necessário comprar um bom  material de confeitaria para fazer a sua produção de doces e bolos. Para iniciar, você pode adquirir alguns utensílios de confeitaria como:
    • Bicos de confeitar
    • Sacos de confeitar
    • Matriz para bico de confeitar
    • Formas para bolo (redonda, quadrada e retangular). As formas é ideal que compre uma de cada tamanho, pelo menos os tamanhos mais tradicionais, mais pedidos.
    • Espátulas
    • Rolo de abrir massa
Aqui na Maria Chocolate você encontra tudo o que você precisa para a sua confeitaria ser um sucesso no mercado. Todos esses itens de confeitaria e muito mais, você encontra aqui em nosso site ou na loja física.

Por que fazer confeitaria?

 Empreender na área gastronômica é um dos investimentos mais inteligentes atualmente porque o setor de bolos, tortas e doces é dos mercados que mais crescem no Brasil. Um dos grandes diferenciais do segmento é oferecer produtos artesanais, ou seja, que não são produzidos em larga escala e se evidencia pelo sabor diferenciado, menos industrializado. Nesta circunstância, as pequenas empresas saem na frente, já que podem explorar esse nicho e conquistar os clientes pelo toque “caseiro” e uso de ingredientes de alta qualidade. 

Como começar na confeitaria?

O ramo da alimentação é um dos melhores para investir, mas é necessário começar na confeitaria com bastante cautela e de forma organizada.
Se você deseja investir na confeitaria mas ainda se sente insegura, temos algumas dicas pra você. Siga esses passos e comece seu negócio da maneira adequada.

    • Faça um planejamento pessoal, coloque metas e prazos para cada tarefa e curso a ser realizado.

    • Faça um planejamento financeiro, planilhe tudo e se organize para não ter surpresas desagradáveis de falta de dinheiro e deixar suas contas em dia.

    • Invista em você, faça cursos, um maior número de cursos possível. No início, dê preferência pelos cursos que são práticos, aqueles que você coloca a mão na massa. Curso prático de bolo, curso prático de decoração de bolos, curso prático de decoração com chantilly, curso prático confeitaria básica para iniciantes, curso prático de pasta americana. Veja os cursos oferecidos em nosso site. 

    • Invista em divulgação, hoje em dia existem várias formas de divulgação e ela ainda é a melhor alternativa para que as pessoas saibam mais sobre seu negócio. As redes sociais contribuem e muito para a divulgação dos seus produtos e permite que cada vez maias pessoas conheçam o seu negócio.

 Seja uma confeiteira

Agora que você já tem uma noção de que investir em confeitaria é uma boa oportunidade para gerar uma renda extra e/ou fazer da confeitaria a principal fonte de renda da sua família, se profissionalizando com melhores cursos de confeitaria na Maria Chocolate, é hora de começar a correr atrás e ser uma confeiteira de sucesso.
Se inscreva agora mesmo no nosso curso de confeitaria presencial 
e venha aprender o passo a passo de como fazer bolos, tortas, doces, cupcakes e muito mais.
Temos dois tipos de cursos de confeitaria: os cursos práticos de confeitaria e os cursos demonstrativos de confeitaria.
Os cursos de confeitaria presencial são ministrados por culinaristas qualificados e aprovados por mais de 100.000 alunos ao longo destes anos. As receitas e conteúdos dos cursos online de confeitaria, assim como nos cursos presenciais, são elaborados por quem realmente tem experiência. Em todos os cursos de confeitaria, nossos alunos recebem apostila com todas as receitas desenvolvidas durante o curso. 
Nos cursos práticos de confeitaria, o aluno coloca a mão na massa e produz o seu próprio bolo, torta ou doce. As turmas são reduzidas, ou seja, um número menor de alunos na sala de aula para que o aproveitamento de cada um seja 100% e a satisfação de nossos alunos seja garantida.
Os cursos demonstrativos, o aluno assiste toda as aulas, faz perguntas e tira todas suas dúvidas com o culinarista ou chef. Mesmo que essas aulas não sejam práticas, o aluno sai da sala com o conteúdo aprendido e apto para fazer todas as receitas em casa, com total satisfação e segurança. Para os todos os cursos presencial de confeitaria, nossos alunos recebem certificado de conclusão do curso.

Agora, você pode contar também com nosso curso online de confeitaria. A Maria Chocolate traz online para você toda qualidade e expertise dos nossos cursos presenciais para te atender onde e quando você precisar.
Instrutores qualificados e aprovados por nossos alunos ao longo destes anos. Receitas e conteúdos elaborados por quem realmente tem experiência.
Comprando nosso curso online você tem a garantia de receitas testadas e vendidas ao público trazendo retorno garantido ao seu investimento.
Todo curso online já acontece em nossa sala de aula física e já foi aprovado por nossos clientes ao vivo.
Comprando o nosso curso online de confeitaria, você tem acesso às aulas completas, passo a passo, de todas as receitas, e ainda pode assistir ao curso quantas vezes quiser, ou seja, pode repetir cada aula o número de vezes que achar necessário. É disponibilizada também apostila completa para download, com imagens coloridas que ilustram as receitas, com todas as receitas que foram desenvolvidas nas aulas.
Ao concluir o curso online de confeitaria, você pode emitir o seu certificado de conclusão do curso e aí sim, é hora de começar a produzir todas as receitas e colocar em prática tudo o que aprendeu e conquistar cada vez mais clientes para o seu negócio.

Em caso de qualquer dúvida referente ao nosso curso online de confeitaria, você também pode contar com suporte direto dos nossos canais de atendimento. Estamos a disposição para ajudar você.